Cavaquinhos Sempre Frescos

Os Cavaquinhos Sempre Frescos são o grupo de música popular portuguesa dos Casais Sempre Frescos em que o instrumento privilegiado é o cavaquinho. Mas não é o único: entre muitos dos sons que se podem ouvir com este grupo está o bombo, guitarra, concertina, flauta, triângulo, pandeireta e maracas, além da voz.
Sendo esta uma associação composta por casais, pretendeu-se no primeiro trabalho discográfico, editado em Agosto de 2011, fazer uma homenagem aos relacionamentos entre homens e mulheres, assim como às tradições da aldeia e da Beira Baixa.



Diz o povo que os opostos se atraem e nesse sentido pode-se afirmar que, entre encontros e desencontros, os homens e mulheres vão tecendo histórias de amor apesar de todas as diferenças e contradições entre si.
Por outro lado, era no amanho das terras, nas sementeiras, nas regas, na ceifa e outros trabalhos do campo que as manifestações vocais e musicais mais aconteciam. Ser sobralense é ter orgulho nesta terra com vida, com história e com tradições!



Para aquisição do CD conTradições, basta contactar qualquer elemento do grupo ou pedir através do e-mail casaissemprefrescos@gmail.com.

Depois da estreia, em 18 de Agosto de 2007 na festa de Santo António, em Sobral do Campo, o grupo já teve muitas representações no Sobral, além de participar em diversas feiras e festas nas redondezas e não só:

- Feira do Feijão Frade (Lardosa)
- Feira da Bica de Azeite (Monforte da Beira)
- Feira do Azeite (Malpica do Tejo)
- Festa do Espírito Santo (Sobral do Campo)
- Festival de Folclore (S. Vicente da Beira)
- Festival de Bombos (Castelejo)
- Encontro de Grupos de Música Popular (Alpedrinha)
- Programa RTP "Há Volta" (Castelo Branco)
- Festa Popular (Tripeiro)
- Feira das Vindimas (Salgueiro do Campo)
- Feira das Sopas (Escalos de Cima)
- Feira Delícias do Campo (Sobral do Campo)
- Festa de S. João (Sobreda, Almada)
- Feira do Arroz Doce, Tigelada e Broa de Mel (Retaxo e Cebolais de Cima)
- Encontro de Economia Social e Solidariedade (Louriçal do Campo)